Descarbonização na Logística: Uma Abordagem Sustentável para o Transporte de Cargas

4 de agosto de 2023 #Logística
A descarbonização é um movimento crescente na indústria logística, especialmente na era do ESG (Ambiental, Social e Governança). As empresas estão cada vez mais cientes do papel que o setor de transporte de carga desempenha nas emissões de gases do efeito estufa e estão implementando medidas para minimizar esses impactos. Os Operadores Logísticos já entenderam que o serviço de transporte de carga – em particular o rodoviário – é um dos grandes responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa, sendo necessária a adoção de medidas para minimizar os impactos do setor.

Uma Solução Eficaz para a Descarbonização

A eletrificação da frota de veículos é uma das estratégias mais eficazes na busca pela descarbonização na logística. A substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis por alternativas elétricas contribui para a redução da dependência de combustíveis fósseis, economia de custos operacionais a longo prazo e melhoria da qualidade do ar em áreas urbanas.

Contudo, a transição para veículos elétricos no Brasil não está isenta de desafios. Entre eles estão a infraestrutura de carregamento insuficiente, o alto custo inicial de aquisição e a necessidade de manutenção e treinamento especializado.

Leia também: Não adianta pensar em drone se não há infraestrutura básica nacional

Desafios da Eletrificação no Transporte de Carga

A eletrificação dos caminhões no Brasil enfrenta desafios específicos. Embora semelhantes aos de veículos em geral, existem particularidades no segmento de transporte de carga, como a necessidade de autonomia e capacidade de carga suficiente para operar em longas distâncias e transportar produtos pesados.

Infraestrutura de Carregamento

Para atender à demanda de motoristas e empresas de transporte, são necessárias estações de carregamento rápido e de alta capacidade em rotas estratégicas, bem como postos de abastecimento em centros de distribuição e áreas urbanas.

Custo Inicial Elevado

O custo inicial de aquisição de caminhões elétricos ainda é significativamente mais alto do que os caminhões movidos a combustíveis fósseis. Essa barreira financeira pode ser um desafio para as empresas de transporte que operam com margens apertadas e precisam analisar cuidadosamente o retorno do investimento a longo prazo.

Manutenção e Treinamento

Os caminhões elétricos necessitam de manutenção especializada e treinamento adequado para os mecânicos. As empresas precisam se adaptar para fornecer suporte técnico adequado e garantir que suas equipes estejam preparadas para lidar com a tecnologia elétrica.

Um Processo Contínuo

A descarbonização na logística é um processo contínuo que requer esforços colaborativos e a implementação de várias estratégias simultâneas. Para uma logística mais sustentável, é necessário o apoio de políticas publicamente vinculadas, o compromisso das empresas e da sociedade, confiantemente assim para mitigar as mudanças climáticas.

O Brasil ainda depende significativamente de fontes fósseis para a geração de energia, o que pode impactar a eficácia da eletrificação no transporte de carga.

Rota 2030 e o Futuro da Descarbonização na Logística

A segunda fase do programa automotivo Rota 2030 assumiu uma novidade importante: a mudança na forma de calcular as emissões de CO2 dos veículos. Essa nova metodologia considerou não apenas o gás emitido pelo escapamento, mas também as emissões decorrentes da produção e transporte de combustível. No caso dos veículos elétricos, também será levado em conta a geração de energia.

O novo cálculo dará vantagem ao etanol em duas frentes: além de esse combustível emitir menos gás causador do efeito estufa que a gasolina, o CO2 que está na atmosfera é absorvido no processo do crescimento da cana-de-açúcar. E não para por aí. Com a nova metodologia, o Brasil tende a ganhar mais destaque na discussão sobre descarbonização ao adotar visão mais ampla da eficiência energética no transporte.

O olhar da Temp Log para a Descarbonização

Na prática, o resultado será o desenvolvimento e a produção de carros híbridos movidos com o derivado da cana. O híbrido tem um motor a combustão (que, no caso, aceita etanol) e outro elétrico. Ambos se alternam conforme o uso do veículo. A medida traz uma nova abordagem sobre a manutenção da eletrificação como prioridade, algo visto como positivo para muitas empresas, como a Temp Log. 

“Existe um histórico, um investimento já feito em cima do etanol, que não pode ser desconsiderado da noite para o dia pensando em só uma matriz energética, a elétrica. É importante que a gente tente conciliar porque o etanol também é uma energia limpa, porém existe um trabalho que também precisa ser feito com as montadoras, principalmente as internacionais”, afirma o diretor executivo da Operadora Logística, Carlos Eduardo Buran. 

Diante da realidade brasileira e do volume de investimentos, o ideal é manter essa matriz híbrida, porém ao mesmo tempo é necessário um plano de migração dessa matriz para o elétrico, pois existe uma pressão muito grande para que isso aconteça. “Mas, não temos infraestrutura para isso. Hoje, pensando em energia limpa, a solução etanol e elétrico me parece a ideal no Brasil”, menciona Buran, reiterando a cautela da Temp Log, que prefere observar as movimentações do mercado antes de realizar grandes investimentos.

No planejamento, a Temp Log conta com estudos voltados à implantação de carros elétricos, de forma que os veículos atendam a realidade da empresa. “Temos essa meta, mas dentro de um limite de atuação, porque, por exemplo, a gente não consegue hoje fazer uma rota no interior com um carro elétrico rodando seiscentos, oitocentos quilômetros por dia. Então, teríamos que adequar a nossa operação, para que o carro elétrico rode em distâncias menores aqui na cidade, onde a gente tem uma infraestrutura maior para fazer a recarga”, explica Buran.

Se você está interessado em bater um papo sobre a descarbonização na logística e como sua empresa pode se adaptar a essas mudanças, entre em contato com a Temp Log. Nós somos especialistas em fornecer soluções logísticas e estamos prontos para ajudá-lo a navegar neste novo cenário.
Autor

Escrito por
marketing
Temp Log