Não adianta pensar em drone se não há infraestrutura básica nacional

12 de maio de 2020 #Transporte Não adianta pensar em drone se não há infraestrutura básica nacional
Já existem diversos testes com drones pelo Brasil e pelo mundo para a entrega de produtos. É uma excelente solução para o problema da “última milha”, o grande desafio de entregar produtosPorém, de que adianta pensar em drones se não existe um investimento em infraestrutura básica? 

Os drones estão preparados 

Os drones já estão preparados para serem usados para a entrega de produtos. O recurso já é e está ficando cada vez mais sofisticado, com sensores anticolisão que impedem acidentes e com formas de pousar imediatamente, caso haja algum problema de bateria. A tecnologia dos aparelhos é excelente, mas isso resolve as questões logísticas? 

A falta de infraestrutura no Brasil 

Os números em relação à infraestrutura básica do Brasil, especialmente em comparação a outros países é assustadora e desanimadora. Por exemplo, apesar de a via rodoviária ser o nosso principal método para a movimentação de produtos, pessoas, animais e qualquer tipo de carga, nosso país conta com 200 vezes menos estradas pavimentadas, do que uma potência, como os Estados Unidos que tem um tamanho semelhante ao nosso.  No ponto de vista ferroviário, os números também são péssimos. Nossa malha não chega nem a 10% das ferrovias de países como a China e os Estados Unidos 

O pouco investimento em infraestrutura 

De acordo com um estudo da consultoria Oliver Wyman, o Brasil precisa dobrar o investimento em infraestrutura durante 25 anos para atingir um valor “mínimo” aceitável. Fica claro que esse valor ainda é muito menor do que precisa.  Mesmo com a nona economia do mundo, o Brasil é o 73 em infraestrutura. Não é à toa que existe tanta insatisfação com esse setor do país. As ferrovias são um grande exemplo.  Existem diversos projetos parados que poderiam trazer muito potencial e crescimento para o transporte brasileiro, mas o governo não está pronto para resolver este problema. 

Por que o governo não investe nesse tema? 

O principal ponto é a falta de planejamento do governo. Isso é explicado, em parte, por um processo de constante mudança política no país. Além disso, como os problemas são muitos, as ações acabam buscando corrigir todos eles, sem se focar especificamente em algum. Com isso, fica muito difícil ter recurso financeiro e pessoal para fazer as mudanças necessárias.  O país fica, então, preciso nesse ciclo de mediocridade eterno, tomando ações para melhorias aqui e ali, mas sem um esforço planejado e concreto para promover as grandes melhorias necessárias. 

O lado bom 

Os drones são ótimos. Eles realmente podem ser uma boa solução para o problema da “última milha”. Mas, no Brasil é preciso crescer em todos os modais.  O que você acha da infraestrutura básica do Brasil? Fique à vontade em me adicionar no Linkedin e vamos conversar.
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log