Logística é essencial para o tratamento do paciente

3 de outubro de 2023 #Logística
A importância da cadeia logística para a assertividade da saúde e do tratamento do paciente foi enfatizada no último dia 20 de setembro durante o Temp Log Experience, evento que reuniu, em formato híbrido, cerca de 150 especialistas e executivos da indústria farmacêutica interessados nos resultados oferecidos pela metodologia Just in Time aliada a cultura do Lean. 

O encontro foi realizado pela Temp Log, operadora especializada em logística farmacêutica e aconteceu presencialmente no Hotel Pullman, na capital paulista, com transmissão pelo canal do Youtube da empresa. Foram mais de duas horas de discussões e uma certeza: o foco deve ser sempre o cliente. Para isso, é preciso comunicação, responsabilidade e compromisso em todo o processo.

“Em todas as mudanças que fazemos, procuramos conversar com o cliente. Nossas metas são reflexo das metas deles. Essa é uma preocupação constante da empresa e temos investido em formas de aumentar a comunicação, fazer uma ponte com a indústria. Ao ser avisado com antecedência sobre alguma intercorrência na operação, o cliente consegue ter uma ação rápida, reagendar a consulta, o exame, enfim, o tratamento”, destacou o diretor Comercial da Temp Log, Ricardo Canteras. 

Filosofia Lean otimiza processos, garantem especialista durante o Temp Log Experience

A Temp Log implantou recentemente a filosofia Lean buscando otimizar os processos e reduzir o tempo de entrega. O resultado tem sido maior eficiência e a garantia de manutenção da integridade do produto até a chegada ao consumidor final, evitando, sobretudo, a excursão de temperatura. 

Vale lembrar que Lean é uma ferramenta de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. 

Leia também: A Redução no Tempo de Entrega com a Metodologia Lean.

Eduardo Banzato,  diretor do Grupo IMAM e mediador do Temp Log Experience, enfatizou que “a adoção de modelos específicos de negócio está intimamente ligada à excelência profissional”. Dentro desse cenário, o porta-voz apontou alguns critérios que devem ser priorizados para o sucesso dos negócios, como produtividade, qualidade e competitividade. 

Isso significa aliar pessoas, tecnologia e inovação, ações que também envolvem qualidade de vida, custos e nível de serviço, foco do cliente, e responsabilidade (ESG). “São estratégias que estão puxando as operações”, afirmou Banzato, enquanto compartilhava da opinião dos especialistas participantes dos debates.

Just in Time como aliado da logística

Para o Head do Lean Institute Brasil e Professor da FEA USP,  Alvair Silveira, um dos debatedores do Temp Log Experience, o Just in Time é uma maneira diferente de fazer logística e faz sentido ser aplicado na conjuntura atual, semelhante à vivida pela Toyota ao criar a metodologia. Isso porque, menciona Silveira, os médicos hoje precisam saber de tudo. 

“O Lean tem um conjunto de ferramentas e raciocina como remover aquele obstáculo do fluxo, que é um desperdício. Junto com o Just in Time, ele forma uma cultura de melhoria contínua até estabilizar o fluxo interno. A base do Lean é o pensamento diferente usando métodos científicos para o negócio. É uma ciência empírica onde se faz o teste, cronometra o resultado e observa os movimentos”, explicou. 

O sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. 

Leia também: O Just In Time na Logística Farmacêutica 

Já a gerente Sênior de Qualidade, Farmacovigilância e Atendimento ao Cliente da Novo Nordisk, Laura Orlando, reiterou que as boas práticas, até a chegada do produto ao paciente, são vitais não apenas para a operação acontecer, mas para o consumidor receber a mercadoria no padrão que ele merece. 

“Cerca de 50% dos medicamentos termolábeis, como vacinas e insulinas, podem chegar danificados ao paciente devido à cadeia. E, consequentemente, o impacto na saúde é prejudicial, sem o efeito esperado pelo paciente”, disse a gerente Sênior da Novo Nordisk, observando que a mão de obra, muitas vezes pouco especializada, é uma grande dificuldade da logística, sendo necessário investir em melhor qualificação para atender as demandas e exigências do setor.

Leia também: Just in time: como essa metodologia pode impactar na logística do seu negócio

Comunicação é essencial

Ao agradecer o convite para participar do evento, a médica dermatologista Iara Resende, falou sobre a importância de tudo chegar perfeito na clínica. Além disso, ela fez um apelo sobre a necessidade de haver um canal mais direto com as indústrias e os seus prestadores de serviço envolvidos no processo. “A logística é muito importante quando fazemos os pedidos. Quanto mais problemas temos, menos viramos clientes. Quando compramos da empresa certa ganhamos credibilidade”, concluiu. 

Leia também: A influência da logística no atendimento ao cliente

A comunicação eficaz entre a indústria e o prestador de serviço na logística desempenha um papel fundamental na eficiência operacional e na satisfação do cliente. O diálogo estreito permite: 

Planejamento e Coordenação: A indústria precisa compartilhar informações sobre demanda, cronogramas de produção e necessidades de estoque com o prestador de serviço. Isso ajuda na programação e na alocação de recursos, garantindo que os produtos sejam entregues no prazo.

Visibilidade da Cadeia de Suprimentos: Uma comunicação transparente permite que ambas as partes tenham uma visão clara da cadeia de suprimentos. Isso ajuda a identificar gargalos, antecipar problemas e tomar medidas corretivas de forma proativa.

Resolução de Problemas: Quando surgem problemas, a comunicação eficaz permite uma resolução mais rápida e eficiente. Isso evita atrasos na entrega e minimiza o impacto negativo nos clientes.

Satisfação do Cliente: Uma comunicação clara e consistente ajuda a atender às expectativas dos clientes em relação a prazos de entrega e qualidade dos produtos. Clientes satisfeitos são mais propensos a continuar fazendo negócios.

E você? Ficou com alguma dúvida? Quer entender melhor os serviços oferecidos pela Temp Log e como eles podem se adequar às necessidades da sua empresa? Gostou desse conteúdo, quer sugerir novas pautas ou mesmo fazer alguma observação sobre os materiais já postados? Entre em contato com a gente
Autor

Escrito por
marketing
Temp Log