A importância do monitoramento no transporte de cargas para indústria farmacêutica

3 de setembro de 2020 #Transporte A importância do monitoramento no transporte de cargas para indústria farmacêutica

Se há uma área desafiadora em qualquer empresa, é a logística, cujo monitoramento no transporte de cargas é muito importante para o desempenho do negócio como um todo. Quando olhamos para a indústria farmacêutica esse assunto se torna ainda mais peculiar e desafiador.

Saiba como a informação pode colaborar na otimização dos processos, a fim de melhorar a distribuição dos produtos da sua empresa.

1 – Cargas especiais

Há uma infinidade de medicamentos que dependem de um ambiente com temperatura controlada para manter a integridade e eficácia de seus componentes ativos, inclusive durante seu transporte de um lugar para outro.

Uma vez que isso não ocorra, põe-se em risco não só o valor da carga, mas o sucesso do tratamento de inúmeras pessoas que dependem desse tipo de medicamento.

Sendo assim, é imprescindível usar equipamentos tecnológicos tanto para controlar a temperatura ambiente do veículo durante o transporte, quanto para fornecer com mais precisão o horário em que chegarão a seu destino, seja para descarregar ou mesmo coletar os

produtos.

2 – Roteirização

Hoje, fazendo uso de algoritmos e do cruzamento de diversas informações, a Inteligência Artificial (IA) já consegue estabelecer os melhores roteiros, uma vez que leva em consideração:

  • a capacidade do meio de transporte utilizado;
  • tamanho, tipo, formato e peso da carga;
  • localização dos pontos de entrega e coleta;
  • restrições, como é o caso do rodízio de veículos em São Paulo;
  • prazos para entrega.

Com esses dados, softwares conseguem prever a roteirização perfeita para a entrega dos produtos, de um modo muito mais rápido, seguro e preciso, gerando economia de recursos.

3 – Segurança

A segurança no monitoramento no transporte de cargas foi extremamente beneficiada por equipamentos que indicam a exata localização do meio de transporte utilizado.

Há sistemas com chip ou via satélite que bloqueiam o veículo a distância, sem a interferência do motorista. Certos aparelhos utilizam o sistema de radiofrequência que determinam onde ele está mesmo em ambientes fechados ou subterrâneos.

O uso de drones para acompanhar cargas mais valiosas também já é uma realidade, coibindo, assim, a ação de ladrões na tentativa de roubá-las.

4 – Geolocalização

O GPS além de contribuir para a segurança, também melhora a experiência do cliente, uma vez que possibilita acompanhar onde está sua carga e quando será a entrega, planejando melhor suas ações.

O cumprimento de prazos estabelecidos é fundamental para fidelização do cliente. Demoras e atrasos no descarregamento e coleta prejudicam a confiabilidade da empresa.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou a Lei 11.903/16 que estará em operação até 2022, cujo teor é exatamente o rastreamento de medicamentos, para garantir sua procedência, incluindo o transporte dos remédios, acompanhando-se até via aplicativo.

5 – Desempenho

O monitoramento de cargas permite análise detalhada do comportamento do motorista, assim como de seus desafios e gargalos.

Com relação ao veículo, a tecnologia contribui para o cálculo do consumo de combustível por meio de sensores, medindo seu desempenho, prevenindo problemas que resultem em gastos, proporcionando economia.

Temos contribuído com diversas empresas no que tange a operação logística especializada de ponta a ponta no setor farmacêutico, por mais complexa que seja.

Certificados pela Anvisa, obedecemos aos mais rígidos controles de temperatura, rastreabilidade, fiscalizações e validações, atendendo a todo território nacional.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco para comentar e sugerir novas pautas. Ficaremos muito felizes em saber sua opinião.

Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log