Fretes, cargas, modelo de negócio: os diferenciais da Logística da saúde.

11 de junho de 2021 #Logística, #Transporte
Ultimamente, muito tem se falado sobre o transporte e o armazenamento das vacinas. A pandemia trouxe para os holofotes um assunto que há tempos já faz parte da rotina da equipe da Temp Log, especializada nos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte para a indústria farmacêutica: a importância de uma logística bem organizada, com prazos curtos e que tenha toda atenção às propriedades físico-químicas dos produtos.

Ao longo dos últimos meses temos visto as operações de e-commerce ganharem cada vez mais espaço, com políticas de entrega cada vez mais agressivas e foco total no consumidor final. Isso é, sem dúvida, um avanço necessário em um momento em que o mais importante é ficar em casa.

Mas o que talvez o público não saiba é que as empresas associadas ao setor hospitalar e farmacêutico já adotam esses prazos mais curtos há bastante tempo, mesmo em períodos mais rigorosos e fora do habitual, como tem sido na pandemia. Há 30 anos, nós temos o prazo cada vez mais ágil de entrega como um de nossos pilares. Ao longo de nossa trajetória, fomos adequando os processos e fazendo com que eles se tornem cada vez mais eficientes e seguros.

E esse desafio, que se tornou na verdade nossa missão, se torna ainda mais complexo e importante durante as altas demandas do mercado. Isso porque a logística farmacêutica, assim como a hospitalar, pede uma atenção muito grande com as boas práticas e o tempo de atendimento pode ser determinante para a vida do paciente.

Antes de falar um pouco mais sobre a nossa forma de trabalho e quais as implicações da alta sazonalidade, é importante explicar quais as particularidades desses dois segmentos que mencionamos:

– A logística farmacêutica engloba todas as ações e planejamentos para armazenamento, fracionamento e distribuição de medicamentos, vacinas e produtos de alto valor agregado para a saúde humana.

– Já a logística hospitalar, tem o objetivo de diminuir o desperdício dentro de hospitais, por meio de aquisições planejadas, para reduzir custos e ter eficiência na gestão de estoque, justamente para que o hospital siga as boas práticas, com pouco desperdício e um custo dentro dos padrões de mercado.

Leia também: Saiba mais sobre a logística especializada dos medicamentos especiais

Assim, as operações logísticas ligadas às indústrias farmacêuticas e hospitalares se diferem das demais, principalmente das empresas voltadas ao e-commerce, pela complexidade da carga transportada, com produtos de alto valor agregado à saúde humana e que impactam a vida de milhares de pessoas.

Para atuar na logística de medicamentos, como é o caso da Temp Log, é preciso ter as certificações e equipamentos adequados para que nenhuma propriedade físico-química dosprodutos seja afetada em nenhuma etapa da cadeia. Além disso, nosso modelo de negócio tem como diferencial a flexibilidade para desenvolver projetos que sejam plenamente adequados às necessidades do contratante, tendo sempre como objetivo a satisfação do consumidor final, o paciente.

Para garantir as entregas com qualidade e agilidade, uma rede de transporte sólida e certificada pela ANVISA, espalhada pelos mais diversos estados e municípios, permite também que tenhamos um dos prazos mais competitivos do mercado.

Ao levarmos em conta todo o processo necessário para que a logística aconteça e identificarmos os desafios de um lead time agressivo nesse segmento, fica mais evidente a importância de contarmos com essa rede de apoio qualificada.

No total, realizamos mais de 100 mil entregas e 24 toneladas de produtos são expedidos ao ano. Uma parcela de 25% desse total é entregue ao comprador em até 4 horas, sendo duas horas para fracionar e mais duas horas para entregar. Outros 45% chegam ao destino em 1 dia útil. O prazo limite, para todo o Brasil, é de até 3 dias úteis. Tudo isso sem deixar, em nenhum momento, de ter atenção total no controle de temperatura e na importância da carga.

São esses diferenciais de serviço que impossibilitam a comparação entre o transporte convencional e o ligado à saúde. Seja pela complexidade da carga ou mesmo pela alta necessidade da entrega, nós, enquanto Operadores Logísticos desse setor, estamos acostumados a trabalhar com um nível diferente de pressão e procedimentos.

Compreendemos que cada produto tem a sua particularidade e cada segmento tem os seus desafios. Entretanto, em um momento tão delicado, em que temos desempenhado um papel tão importante, reforçar o valor agregado por trás da logística de medicamentos, bem como da hospitalar, é uma forma de reconhecer o valor do trabalho desempenhado por cada Operador do Brasil e por cada um de nossos colaboradores.

E você? Ficou com alguma dúvida? Quer entender melhor os serviços que oferecemos e como eles podem se adequar às necessidades da sua empresa? Gostou desse conteúdo, quer sugerir novas pautas ou mesmo fazer alguma observação sobre os materiais já postados? Entre em contato com a gente
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log