Setor de estética surpreende em 2020 e tendência é crescer ainda mais

1 de fevereiro de 2021 #Logística Logística Toxina Botulínica
Em um ano repleto de incertezas as pessoas foram levadas a olhar mais para si mesmas, prestar atenção no próprio corpo, se atentar a possíveis sintomas de uma doença muito nova e, até mesmo, entender como mudanças estéticas poderiam contribuir para um processo de aumento de autoestima, necessário para muitos em meio a tanto estresse. E o resultado de toda essa reflexão foi visível no mercado de estética.

O setor foi diretamente afetado pelas medidas restritivas no final de março, clínicas fechadas, médicos parados sem autorização de atender até mesmo em hospitais – pelos procedimentos serem eletivos – e uma queda brusca no faturamento puderam ser sentidos. Em abril, o sinal de alerta chegou também para fornecedores e para quem, assim como nós da Temp Log, trabalha com a logística de produtos utilizados em tratamentos, como por exemplo, o ácido hialurônico e a toxina botulínica. As compras, bem como a movimentação de carga, foram praticamente a zero.

Leia também: Saiba mais sobre a logística terceirizada de medicamentos especiais

Se levarmos em conta o último levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que evidencia o potencial da estética como um dos ramos de maior expansão no Brasil, com crescimento de 567% nos últimos cinco anos, é possível entender como esse cenário de 2020 surpreendeu quem trabalha na área. Mas, o que ninguém seria capaz de prever é que a retomada seria tão rápida.

Já em maio, com as clínicas voltando gradualmente a funcionar, o mercado foi se estabilizando. Em junho, já era possível dizer que as atividades estavam 100% reestabelecidas. E daí pra frente, o impressionante aconteceu. Além da demanda retraída – pessoas que estavam aguardando a realização de procedimentos já marcados – a procura começou a aumentar e os números subiram a ponto de superar os anos anteriores.

Sempre buscamos entender o funcionamento do negócio dos nossos clientes, até porque um dos diferenciais do nosso serviço é ser personalizado e projetado para atender as necessidades específicas de cada contratante.

Em conversas com médicos e responsáveis por clínicas em todo país, entendemos que esse crescimento tem muito a ver com o isolamento em si. Isso porque o principal motivador para que os consumidores procurassem as clínicas de estética foi a vontade de recuperar a autoestima, o “se sentir bem consigo”, depois de um período longo de muito estresse e mudanças bruscas de rotina.

O segundo ponto, que pede ainda mais atenção para quem trabalha nessa área é que o aumento do uso da imagem do rosto, com muitas reuniões online e as câmeras sempre ligadas e focadas na face das pessoas, foi um fator de decisão para que muitos pacientes buscassem procedimentos estéticos não cirúrgicos.

Há cada vez mais empresas entendendo que o trabalho remoto é uma opção rentável, que pode ser aplicada de maneira permanente, mesmo pós-pandemia. Para nós, esse é um sinal de que a melhora da imagem pessoal é uma demanda dos novos tempos que fornecedores, operadores logísticos e clínicas precisam estar preparados para suprir.

Com base em nossa experiência, acreditamos que o setor tem muito ainda para crescer nos próximos anos, principalmente a procura por ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio, que são bioestimuladores de colágeno utilizados na harmonização facial, aliados à já tão famosa toxina botulínica.

Com 30 anos de mercado, a Temp Log é referência nacional na operação logística de  toxinas botulínicas, preenchedores faciais  e bioestimuladores. A excelência no manejo de produtos fracionados de alto valor agregado para a saúde humana faz com que mais de 2300 municípios brasileiros tenham acesso a esses insumos todos os anos! Quer saber como podemos contribuir com o seu negócio nesse momento de alta do mercado estético? Entre em contato!

Vale a pena terceirizar o serviço de armazenagem e transporte, pode acreditar! 

Até a próxima!
Autor

Escrito por
Ricardo Agostinho Canteras
Temp Log